segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Peixe & Frango


Apesar de a região ser protegida por leis ambientais, estando regulamentado o período permitido à prática da pesca e proibida a caça durante todo o ano, o viajante tem a oportunidade de conhecer alguns pratos à base de caça, elaborados com carne de caitítu, de paca, de veado, de porco do mato, de capivara. Há, ainda, especialidades extremamente
regionais, como o jacaré frito. Para quem tiver interesse por aventuras culinárias mais fortes, é possível experimentar carne de cobra, com gosto semelhante ao de peixe. Estados habitados por índios de vários grupos, a farinha, em suas variadas formas, seca ou cozida como pirão, é acompanhamento obrigatório. Região de criação extensiva de gado bovino, o Pantanal oferece também a hipótese de churrascos à gaúcha, servidos no espeto.


                                    Filés de peixe empanado e frito



- Farinha de trigo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 ovo
10 colheres de sopa de leite ou água e leite.
- Óleo para fritar 700 g de filés de peixe


                                                  Preparando:

1 - Numa tigela, misture uma xícara de farinha com sal.
2 - Faça uma cova e quebre dentro do ovo. Junte o líquido, batendo atéobter uma mistura lisa e cremosa. 3 - Esquente o óleo  até que um cubo de pão fique dourado em 1 minuto.
4 - Quando o óleo estiver quente, passe primeiro os filés em farinha de trigo temperada com sal e pimenta a gosto e depois na massa preparada. Coloque-os no óleo e frite 2 de cada vez para não abaixar a temperatura do óleo. Frite-os até que estejam dourados.
5 - Retire os filés e coloque-os para que escorram bem em toalhas papel. Mantenha-os quentes enquanto frita os restantes.





                                                       BORI-BORI


                                                              

                                                      Ingredientes:


   Para o frango:


. 1 frango sem pele cortado em pedaços
. Sal a gosto
. 3 dentes de alho amassados
. 2 cebolas grandes picadas bem fininhas
. Pimenta dedo-de-moça picada a gosto
. 4 colheres (sopa) de óleo
. 3 tomates sem pele e sem sementes picados
. 2 e 1/ 2 litros de água
. 3 colheres (sopa) de cebolinha picada Para os bolinhos
. 2 xícaras (chá) de fubá
. 1 xícara (chá) de queijo caipira ralado
. Sal a gosto
. Caldo do cozimento do frango

                           Preparando:





Faça o frango: tempere o frango com o sal, o alho, 1 cebola e a pimenta. Leve à geladeira e deixe descansar por 1 hora. Em uma panela, aqueça o óleo e  refogue a outra cebola. Frite até dourar. Adicione os pedaços de frango e doure-os bem. Junte os tomates, acerte o sal e cozinhe por mais alguns minutos. Acrescente a água e cozinhe por 30 minutos, até o frango ficar macio, sem desmanchar. Reserve 1 xícara (chá) do caldo para fazer os bolinhos. Faça os bolinhos: em uma tigela, misture o fubá e o queijo ralado. Acrescente 1 xícara (chá) do caldo do cozimento do frango. Acerte o sal e molde os bolinhos. Reserve. Encoste os pedaços de carne do frango na lateral da panela em que ele foi cozido, liberando espaço para poder cozinhar os bolinhos. Coloque os bolinhos no meio da panela e cozinhe por 15 minutos, sem mexer, até ficarem firmes. Em uma travessa, coloque o frango e os bolinhos junto com o caldo. Salpique com a cebolinha e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário